linguasafiadas

Desatamos aqui a língua com pimenta e piri-piri q.b. para não picar o melindre!

20.4.06

Voyeurismo colectivo


Porque será que há cada vez mais necessidade de tornar público aquilo que é da esfera do privado? Já não bastava o "circo" que anima e anestesia quem acha que pensar cansa, agora o "big brother" implanta-se nas escolas. Por exemplo, no Brasil, o país das novelas, há agora escolas que permitem aos pais ver os seus filhos online enquanto estão nas salas de aula. Para quê? Uns dizem "para matar as saudades da minha filha", "saciar a curiosidade sobre o comportamento da minha filha", "ter a certeza de que eles são bem tratados", "diminuir a culpa de não poder estar mais tempo com ela".

Para além disso, há pais que ganham agora poder para discutir as notas baixas com o professor, como se a culpa fosse dele e não do aluno ou reclamar quando o filho é repreendido no meio da classe, responsabilizando o stresse emocional.

Este sistema de "big brother is watching you!" traz para a escola, para os professores e alunos uma série de implicações e perversões nefastas, nomeadamente uma perigosa perda de autonomia.
Será que os pais, muitos deles sem tempo para os filhos, acham que os vão conhecer melhor por poderem assistir online aos seus comportamentos e desempenhos? Será que os filhos não vão, desta forma, perder uma autonomia essencial para o seu crescimento e desenvolvimento? E os professores?