linguasafiadas

Desatamos aqui a língua com pimenta e piri-piri q.b. para não picar o melindre!

27.9.06

Estratégias!

Todos os anos lectivos nos deparamos com um sem número de problemas ao nível do ensino aprendizagem do Inglês.
É sabido que os alunos são, de um modo geral, cada vez mais fracos e desmotivados revelando resultados que ficam muito aquém da expectativa quer deles próprios, quer dos professores.
O que fazer perante esta evidência?
Pessoalmente não tenho nada contra as chamadas aulas tradicionais, isto é, aulas mais expositivas onde professor é maioritariamente o elemento dinâmico em sala de aula. Até acho que em determinadas turmas e com determinados conteúdos pode ser uma estratégia adequada. O problema é que os alunos se alheam cada vez mais do que o professor está a dizer e, ainda por cima, numa língua estrangeira, não lhes é muito difícil desligar e mudar de frequência para o mundo do sonho e da lua!
Este ano vamos mudar um pouco de estratégias de ensino. Decidimos fazer algumas experiências no campo do portfolio. Parece-nos que esta estratégia de ensino permite responsabilizar mais os alunos pela sua própria aprendizagem e descentralizar o papel do professor em sala de aula. E agora perguntam vocês ... Como é que isso se faz?

2 Comments:

  • At 27/9/06 20:55, Anonymous Anónimo said…

    Olá ...

     
  • At 19/10/06 13:05, Anonymous Anónimo said…

    Apesar de já não estar na escola, não posso deixar de contribuir para o enriquecimento do vosso blog que tanto me agradou.
    Relativamente ao portfólio, penso que devemos desenvolver todas as estratégias imaginárias e inimaginárias para que consigamos alguma atenção por parte dos nossos alunos. Portanto essa iniciativa é com certeza bem bemvinda. Parece que cada vez mais, a figura do professor como um mero transmissor de saberes, o grande quadro preto, o giz... se distanciam a largos passos dos desejos e aspirações dos alunos.
    Assim tudo o que possa fugir à "rotina escolar" deve ser apoiado e desenvolvido.

     

Enviar um comentário

<< Home