linguasafiadas

Desatamos aqui a língua com pimenta e piri-piri q.b. para não picar o melindre!

12.1.06

Helena Sá e Costa...o piano em português!


O piano não tem nacionalidade mas para aqueles que o ignoram deve dizer-se que há e sempre houve excelentes músicos em Portugal.
Morreu no passado dia 9, aos 92 anos de idade, a pianista e professora portuense Helena Sá e Costa, responsável pela formação de sucessivas gerações de artistas na área da música e do teatro. Pedro Burmester foi um dos seus alunos predilectos.
Helena Sá e Costa nasceu no seio de uma família de artistas da música, cujo pai foi o compositor e pianista Luís Costa. Tocou pela primeira vez numa audição aos cinco anos de idade, em concerto aos doze e, no estrangeiro ao vinte e três anos para tocar Johann Sebastian Bach. Helena Sá e Costa dirigiu ainda os Encontros da Primavera, em Guimarães.
Tocou com os maiores interpretes do seu tempo: a violoncelista portuguesa Guilhermina Suggia, os maestros Edwin Fisher e Luís de Freitas Branco, entre muitos outros...



No dia 9 de Novembro de 2003 era publicada no jornal EXPRESSO uma das suas últimas grandes entrevistas. Dizia então: «A música era o que de mais importante havia para mim, além da família. Quando digo a música, é tudo o que está à volta, como exposições ou conferências».

1 Comments:

  • At 20/1/06 13:43, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma grande senhora da música que desapareceu! É assim o ciclo da vida.

     

Enviar um comentário

<< Home