Reciclagem
Todos nós, professores, precisamos de reciclagem. No entanto, este não é um processo tão simples, nítido e eficaz como separar as embalagens, isto é, pôr cada coisa no contentor certo dependendo da matéria prima de cada objecto.
Vejamos: parece-me empobrecedor conceber a formação de professores de forma compartimentada. É evidente que a formação na área científica é fulcral mas, como um professor não é um mero transmissor de conteúdos programáticos, também me parece que há outras áreas, nomeadamente as culturais, que não devem ser descuradas. Quanto maior e mais abrangente for a área de interesse ou, se quisermos de formação do professor, mais capacidade terá de dar vida e alma às suas aulas.
Por falar em vida e alma, ontem assisti a um concerto - Requiem à memória de Passos Manuel - da autoria de Eurico Carrapatoso,na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Santarém, que me fez perceber e pensar, entre outras coisas,como a morte pode ser evocada de uma forma tão bela e sublime.
1 Comments:
At 26/1/06 09:20, Anónimo said…
Do ponto de vista da inovação educacional atribuo grande importância à reciclagem.
A integração de novas tecnologias nas escolas está a gerar grandes expectativas pedagógicas. Daí ser importante, neste campo, a reciclagem e a "gestação" de "novos" métodos de ensino.
O essencial no professor não deve mudar, mas a adptação de novos processos parece-me algo importante.
Nelson Guerra
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