Défice do desejo na educação
Quando os professores se juntam para almoçar, os temas de conversa são, quase sempre, os alunos, a escola, os colegas, etc. . É quase um (d)efeito profissional.
Hoje ao almoço falou-se do óbvio: os alunos sabem cada vez menos!
Porque será?
Se actualmente é cada vez mais fácil aceder à informação, à cultura,à escola, etc, porque será que eles sabem cada vez menos?
Será que o facto de vivermos numa sociedade do "cada vez mais", os transforma, paradoxalmente, em seres menos inteligentes?
Ou será que há um défice do desejo?
O que pensam vocês?
2 Comments:
At 3/5/06 19:38, jacinta said…
é isso mesmo mabel, acho que andamos todos a sofrer de déficit de desejo, ou quase todos... pergunto-me também como recriar o desejo, como acreditar mais no presente, no futuro...nas nossas capacidades. Porque eu não creio que este seja um problema só dos alunos, nem de saber mais ou menos mas sim de acreditar mais no que se realiza, no que se vive e para quê...
At 5/5/06 17:51, Anónimo said…
Falta, de facto, o desejo ou como costumo dizer, a curiosidade... o acesso a tudo é tão fácil que achamos que não vale a pena procurar porque, afinal de contas, está ali tão perto que quando nos apetecer, vamos lá... o pior é que nunca lá vamos, muito menos os nossos alunos! "Curiosity killed the cat" tem de ser reinventado... "We killed curiosity!"
Enviar um comentário
<< Home