linguasafiadas

Desatamos aqui a língua com pimenta e piri-piri q.b. para não picar o melindre!

6.5.06

Aniversário de Freud


Faria hoje (dia seis de Maio), se estivesse vivo, cento e cinquenta anos um dos homens mais amados e odiados de sempre.

Mas, como dizia ele, algures, o amor e o ódio (que poderíamos escrever numa só palavra: amoródio) não são necessariamente contrários; o contrário do amor é a indiferença e não o ódio; o ódio pode ser tão só a continuação do amor por outros meios.

Que o "homem" não seja indiferente, para o bem ou para o mal, provam-no, até, paradoxalmente, aqueles que mais o criticam.

Quanto aos outros, onde eu me incluo, só podem estar-lhe agradecidos por ele ter decidido, um dia, em vez de dar um "conselho", dar a "palavra" ao sujeito.

Eis como nasceu a sua filha predilecta: a psicanálise.

Ver também:

http://www.naoseiquediga.blogspot.com

http://www.freud.org.uk/

http://www.freud-museum.at/e/index.html

http://www.magazine-litteraire.com/dossiers/dos_449.htm

(Filipe Pereirinha, membro fundador da Antena do Campo Freudiano, associada da New Lacanian School e da Associação Mundial de Psicanálise)

2 Comments:

  • At 8/5/06 17:01, Blogger jacinta said…

    O amoródio, como dizes, é doloroso mas criador. A indiferença é como a aridez que quando confrontados com ela nos sentimos secar por dentro, morrer devagar, como no centro do deserto sem uma gota de água, vendo miragens à nossa volta. Bom post!

     
  • At 8/5/06 21:53, Blogger Marco Aurélio said…

    Mabel

    Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Amanhã escreverei sobre ele pois hoje já estou meio sem tempo e primeiro quero ler sobre quem escreveu sobre este gênio. Se puder dar uma olhada...

    Um abraço

    Marco Aurélio

     

Enviar um comentário

<< Home