linguasafiadas

Desatamos aqui a língua com pimenta e piri-piri q.b. para não picar o melindre!

10.5.06

Centenário do nascimento do Bispo do Porto - António Ferreira Gomes

O jornalista Hugo Monteiro, com declarações de D. Januário Torgal Ferreira

<Bispo do Porto, D. Januário Torgal Ferreira lembrou que D. António Ferreira Gomes não foi um Bispo opositor dos militares, pelo contrário, esteve ao seu lado e defendeu posições que mais nenhum Bispo ousou assumir.
D. Januário Torgal Ferreira sustenta que, numa época conturbada em vários pontos do mundo, a mensagem do antigo Bispo do Porto é mais actual do que nunca.
O Bispo das Forças Armadas refere, aliás, que esses temas deveriam fazer parte do dia-a-dia da Igreja, porque também eles se inserem na defesa da vida, e lembrou o caso de Timor-Leste.
"Ele dizia, por exemplo, que é fundamental, baseado na ética e no direito, na ética cristã, haver princípios de intervenção e que seria um pecado mortal a não intervenção. Se nós não fossemos para Timor-Leste, imanados da ONU, suportados no direito Internacional nós cometeríamos um pecado", sublinhou.
Neste segundo dia de Congresso, foi recordado outra ideia forte do antigo Bispo do Porto: a acção do Estado é essencial, mas tem de ser limitada.
Os participantes do debate consideram que o pensamento de D. António se mantém actual, porque uma acção do Estado sem limites coloca em causa a estabilidade das sociedades.>>

in Rádio Renascença



2 Comments:

  • At 11/5/06 00:34, Blogger Mabel said…

    será que te vais converter ao catolicismo?

     
  • At 11/5/06 21:50, Blogger jacinta said…

    as pessoas são importantes para mim enquanto pessoas, não importa a que raça, seita, religião, partido, etc, pertençam. Aliás enquanto pessoa decepcionada com o catolicismo e outros ismos na sua prática efectiva não deixo de admirar um homem que,exactamente por pertencer a um grupo tão fechado, tenha tido a coragem e a lucidez de ver os defeitos de um regime e da sua própria instituição e, sobretudo, de apontar outras possibilidades. Tomara eu ser tão corajosa. Porque é de dentro que se pode transformar e isso tu sabes e afirmas melhor que niguém...

     

Enviar um comentário

<< Home