O Mito da Europa
No dia 9 de Maio, comemora-se o dia da Europa que aqui recordamos numa das versões do seu mito fundador:
-Era uma vez uma princesa, chamada Europa, filha do rei Agenor de Tiro (actual Libano) que Zeus, pai dos deuses, viu brincar na praia com as suas companheiras. Apaixonado pela sua beleza, Zeus transformou-se num touro, possante mas meigo, que foi deitar-se aos seus pés. Cativada pela sua atitude, a princesa acariciou-o sentando-se no seu dorso pelo que foi, de imediato, arrebatada pelos ares até à Ilha de Creta onde junto a uma fonte, à sombra de uns plátanos (que, em memória desta paixão, obtiveram o privilégio de nunca perderem as folhas) foi amada dando início a uma nova descendência.
Após a sua morte, Europa recebeu honras divinas. O touro em que Zeus se transformara tornou-se uma constelação e foi colocado entre os signos do zodíaco.
Texto elaborado pelo "Projecto do Clube Europeu"
3 Comments:
At 8/5/06 17:13, jacinta said…
Bonito texto! Bela história de paixão consumada. O touro e a Europa! Não tinha pensado nessa relação mas faz algum sentido ainda que parodoxal. Pensando nas touradas que existem em vários países da Europa,diria que representam bem que andamos em luta de poder com nós próprios...
At 5/3/09 17:13, Anónimo said…
Besta
At 29/3/09 16:30, Anónimo said…
É uma historia muito bomita e interresante!!
Gostei muito
Enviar um comentário
<< Home